Sábado Julho 30 , 2016

Homenagem ao Moleiro

 Homenagem ao Moleiro

Participe na Homenagem ao Moleiro - Património Molinológico do Concelho de Valpaços - que decorrerá no próximo dia 25 de Junho de 2016, onde poderá visitar os Moinhos de Sanfins no período da manhã (ponto de encontro: Junta de Freguesia de Valpaços e Sanfins, às 9h00) e assistir à Conferência sobre Molinologia a partir das 15h00, na Casa do Vinho - Av. Engº Luis de Castro Saraiva.

Para se inscrever ou saber mais informações contacte para:

Loja Interativa de Turismo (Casa do Vinho) | 278 710 138 | Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Junta de Freguesia de Valpaços e Sanfins | 278 713 118 | Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

III Festival do Pão - Visitas aos Moinhos

 III Festival do Pão - Visitas aos Moinhos

No âmbito do 3ª edição do Festival do Pão de Portugal, que terá lugar em Albergaria-a-Velha entre 10 e 12 de Junho, haverá a possibilidade de participar em vários programas de visita à Rota dos Moinhos de Albergaria-a-Velha, os quais incluem para além da visita guiada aos moinhos em funcionamento, palestras sobre Molinologia, percursos pedestres, passeios a cavalo, assim como almoço ou lanche com o melhor da gastronomia tradicional.

Inscrições obrigatórias até 7 de Junho pelo telefone 234 529 751 ou através do link:

http://goo.gl/forms/aEr8dcv4410NyQor2

 

 

 

Colóquio sobre a Realidade dos Moinhos de Vento Portugueses

 Colóquio sobre a Realidade dos Moinhos de Vento Portugueses

 

Colóquio “Sobre a Realidade dos Moinhos de Vento Portugueses”

A Academia Itinerarium XIV, em co-organização com a Junta de Freguesia da Raposa, vai levar a cabo a realização de um colóquio no próximo dia 21 de Maio, na Casa da Cultura da Raposa (Almeirim).

Dentro do grande tema da Molinologia, este colóquio estará direcionado sobretudo para a temática dos moinhos tocados pela força do vento. Um dos objetivos passa por precisamente trazer a outra face da atividade moageira a uma região onde predominou a moagem tocadas maioritariamente pela força da água, ao longo das margens da Ribeira de Muge, ainda que com algumas exceções.

O colóquio terá um painel composto por quatro intervenções, uma das quais estará centrada na realidade da excecionalidade dos moinhos de vento da zona da Ribeira de Muge. As restantes três intervenções versarão a diversidade geográfica e pluridisciplinar da abordagem dos moinhos de vento. Assim, ser-nos-á trazida uma realidade do distrito de Aveiro (com Armando Carvalho Ferreira), os Moinhos de Vento do Oeste (com Fátima Nunes) e ainda a Glória do Ribatejo (com Sílvia Casimiro e Rodrigo Garnelo), por oradores que são uma referência na área da Molinologia e Arqueologia.

O colóquio é de participação livre, contudo, pede-se inscrição para quem pretenda a pasta de documentação sobre o mesmo (resumos das comunicações, notas biográficas dos oradores, entre outros elementos). Assim, para tal deverá de preencher o formulário online de inscrição no seguinte link: https://docs.google.com/forms/d/12qI2BnwUdpCt0D-bAvmU2CI8YiFfxsz1x-ryr4rupzg/viewform. Participe!

 

   

Dia Nacional dos Moinhos e Dias dos Moinhos Abertos 2016

 Cartaz Moinhos Abertos 2015

Como é costume o mês de Abril traz-nos o Dia Nacional dos Moinhos e os Moinhos Abertos, este ano com mais de 300 moinhos inscritos. Aceda à brochura de 2016 para ficar a conhecer quais os moinhos participantes no seu distrito.

Dias 7, 09 e 10 de Abril visite os moinhos inscritos e usufrua de uma experiência única com os Moinhos de Portugal!!

São inúmeras as actividades e possibilidades de conhecer estes "museus vivos" que estarão abertos desde o Norte até ao Sul do nosso país. Faça download da brochura:

BROCHURA MOINHOS ABERTOS 2016 (ALTA RESOLUÇÃO)

BROCHURA MOINHOS ABERTOS 2016 (BAIXA RESOLUÇÃO)

 

Oficina de Observação de Aves

 Oficina de Observação de Aves

O Ecomuseu Municipal do Seixal, em parceria com a Liga para a Protecção da Natureza, vai realizar, no dia 13 de fevereiro, pelas 14h, uma Oficina de Observação de Aves, onde estará em destaque um dos mais importantes espaços naturais protegidos do concelho do Seixal, o sapal de Corroios. Para além da sua biodiversidade, destaque ainda para a relação que o mesmo mantém com o património edificado aí existente, em particular o Moinho de Maré de Corroios, onde os participantes poderão realizar uma visita guiada, incluída na oficina.
As inscrições estão abertas através do email Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ou pelo telefone 210 976 112.

   

Página 1 de 48

Eventos

Julho 2016
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6

Próximos Eventos

Não tem eventos