Terça Novembro 20 , 2018

Moinhos Abertos 2018

 Cartaz Moinhos Abertos 2018

Como é costume o mês de Abril traz-nos o Dia Nacional dos Moinhos e os Moinhos Abertos, este ano com mais de 350 moinhos inscritos. Aceda à brochura de 2018 para ficar a conhecer quais os moinhos participantes no seu distrito.

Dias 07 e 08 de Abril visite os moinhos inscritos e usufrua de uma experiência única com os Moinhos de Portugal!!

São inúmeras as actividades e possibilidades de conhecer estes "museus vivos" que estarão abertos desde o Norte até ao Sul do nosso país. Faça download da brochura:

BROCHURA MOINHOS ABERTOS 2018 (ALTA RESOLUÇÃO)

BROCHURA MOINHOS ABERTOS 2018 (BAIXA RESOLUÇÃO)

 

Dia Nacional dos Moinhos e Moinhos Abertos 2018

 Cartaz Moinhos Abertos 2018

Car@s amig@s:

Mais uma vez estamos a preparar os Moinhos Abertos!

Mais um ano em que esperamos uma grande participação e repetir o êxito da nossa actividade conjunta e em que  pretendemos reeditar, pelo 12º ANO CONSECUTIVO a iniciativa Moinhos Abertos de Portugal.

Em 2017 conseguimos em conjunto 374 moinhos abertos e mais de 30.000 visitantes.


O que é o “Dia dos Moinhos Abertos”?

O conceito desta actividade é extremamente simples:
Fazer funcionar em simultâneo e abrir ao público para acesso livre tantos moinhos quantos for possível em todo o país!

Quem pode participar na organização?

Esta é uma  iniciativa de alcance nacional e ampla divulgação com o único objectivo de chamar a atenção dos Portugueses para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais, por forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas e amigos dos moinhos.

Esta iniciativa promovida pela Etnoideia tem o apoio da TIMS, Sociedade Internacional de Molinologia, cujos membros não pertencentes à Rede Portuguesa são convidados a aderir e colaborar. A TIMS colaborará ainda ao nível da divulgação internacional do evento por todo o mundo.

Por isso, apelamos à sua participação activa, através do seu envolvimento pessoal e das organizações a que pertence ou com as quais se relaciona.

Este dia, além de chamar a atenção para os moinhos tradicionais portugueses poderá também servir para identificar problemas e oportunidades, germinar projectos e ideias, ou mesmo para levar a cabo pequenas beneficiações (limpezas, pinturas, consertos de coberturas, etc.) com a participação de activistas e visitantes que o pretendam, preservando os moinhos e criando dinâmicas em torno deles.

Mas este dia constitui também uma oportunidade única para aumentar o número de pessoas e instituições que constituem a Rede Portuguesa de Moinhos reforçando a sua implantação e representatividade nacional e, consequentemente, a sua capacidade de acção a favor dos moinhos tradicionais, por isso pedimos-lhe também que ajude a divulgar a Rede.

Como optimizar os seus impactos?

De acordo com os nossos dados das edições anteriores, contando com os moinhos directamente ligados à Rede Portuguesa de Moinhos, com o facto de alguns moinhos estarem em núcleo ( cada moinho conta como um moinho, por isso num núcleo haverá vários abertos), contando com os moinhos cujos proprietários e moleiros podem ser contactados por cada um de nós (contamos consigo também para o fazer).

Durante este dia, cada moinho deverá estar aberto e se possível a funcionar, sendo desejável a organização de algumas actividades como as sugeridas na ficha de programação em anexo, ou outras.

O que vai fazer a organização?

A organização irá proceder à divulgação junto da imprensa nacional e regional, assim como via mailing a todas as pessoas e organizações constantes dos nossos ficheiros. Por correio electrónico serão enviados materiais de divulgação para todas as Câmaras Municipais e para todas as Juntas de Freguesia do País com correio electrónico. A todos será pedido que reencaminhem a informação para a sua rede de contactos. Acreditamos desta forma vir a alcançar uma ampla divulgação e impacto público.


Faça download de elementos necessários à participação:


1- Cartaz (JPEG para impressão e afixação local);

2 - Ficha de inscrição


O que tem que fazer para participar?

Para a preparação e conteúdos destes materiais, gostaríamos de contar com a sua colaboração (e das instituições que entender convidar) através de:

§ Dinamização da abertura, nos dias 7 e/ou 8 de Abril (Sábado e Domingo), dos moinhos a que está ligado, se possível organizando actividades e animações e congregando moleiros, amigos, Juntas de Freguesia, Câmaras Municipais, Museus, etc.

§ Convite a outros moinhos e pessoas para participar.

§ Envio até 12 de Março de:

* Ficha Excel com informações sobre os moinhos que vão estar abertos (ficha em anexo a preencher no ficheiro Excel com todos os moinhos, identificando um a um e enviando uma foto por cada moinho com o nome do moinho no nome do ficheiro). IMPORTANTE: NÃO SERÃO ACEITES OUTROS FORMATOS OU INFORMAÇÕES NÃO CONSTANTES NA FICHA DADO QUE ISSO TEM PROVOCADO GRANDES PROBLEMAS NA PAGINAÇÃO EM EDIÇÕES ANTERIORES).

* A ficha de programação excel em anexo tem previsto todas as informações necessárias para a identificação dos moinhos e respectivo programa de actividades, organizadores, indicações úteis, etc.

§ COM ESTAS INFORMAÇÕES IREMOS PAGINAR UMA BROCHURA ilustrada com os moinhos e respectivas informações.Esta brochura, que conterá informações sobre os moinhos, horários e como visitar ao longo de todo o ano, ficará disponível permanentemente online em www.moinhosdeportugal.org.


Antecipadamente grato pela sua contribuição para esta nova iniciativa, apresento os melhores cumprimentos,

Jorge Miranda

 

IV Encontro Nacional de Molinologia - 17 e 18 de Junho de 2017

Moinhos 2017' - IV Encontro Nacional de Molinologia

Moinhos' 2017

IV Encontro Nacional de Molinologia

O IV Encontro Nacional de Molinologia foi reagendado para os das 17 e 18 de Junho de 2017.

Para saber mais informações consulte o programa da iniciativa no link a baixo.

 

CONSULTE O PROGRAMA COMPLETO AQUI

 

INSCRIÇÕES ABERTAS

Inscreva-se acedendo ao link em cima apresentado, imprima o boletim e envie preenchido para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

Comunicação Social

Coordenador do Encontro (965861567)

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar


Secretariado e Informações:

Etnoideia - Lisboa
Oeiras Golf & Residence
Rua Sacrovir Moreira, 29
2730-287 Barcarena
A/C Paulo Lopes
Tlf: +351 214 324 358
Tlm: +351 960 120 335
www.etnoideia.pt
Mailto: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

   

“O último moleiro do rio”

Lançamento do livro “O último moleiro do rio” de Armando Carvalho Ferreira


Decorrerá no próximo dia 08 de Abril de 2017, na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha, pelas 17h00, o lançamento do livro “O último moleiro do rio” de Armando Carvalho Ferreira.

Para mais informações consulte este ficheiro

 

Dia Nacional dos Moinhos e Moinhos Abertos 2017

 Cartaz Moinhos Abertos 2017

Como é costume o mês de Abril traz-nos o Dia Nacional dos Moinhos e os Moinhos Abertos, este ano com mais de 350 moinhos inscritos. Aceda à brochura de 2017 para ficar a conhecer quais os moinhos participantes no seu distrito.

Dias 07, 08 e 09 de Abril visite os moinhos inscritos e usufrua de uma experiência única com os Moinhos de Portugal!!

São inúmeras as actividades e possibilidades de conhecer estes "museus vivos" que estarão abertos desde o Norte até ao Sul do nosso país. Faça download da brochura:

BROCHURA MOINHOS ABERTOS 2017 (ALTA RESOLUÇÃO)

BROCHURA MOINHOS ABERTOS 2017 (BAIXA RESOLUÇÃO)

   

Página 1 de 50

Eventos

Novembro 2018
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1

Próximos Eventos

Não tem eventos