Sábado Abril 29 , 2017

“O último moleiro do rio”

Lançamento do livro “O último moleiro do rio” de Armando Carvalho Ferreira


Decorrerá no próximo dia 08 de Abril de 2017, na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha, pelas 17h00, o lançamento do livro “O último moleiro do rio” de Armando Carvalho Ferreira.

Para mais informações consulte este ficheiro

 

IV Encontro Nacional de Molinologia

Moinhos 2017' - IV Encontro Nacional de Molinologia

 

Moinhos' 2017

IV Encontro Nacional de Molinologia

 

Ponte de Sor

9 de Abril - kickoff (abertura de inscrições)

3 e 4 de Junho - Encontro


Após o sucesso do III Encontro em Albergaria-a-velha, em 2015, a Etnoideia organiza o IV Encontro Nacional de Molinologia dada a pertinência e urgência do tema na conjuntura atual.

A Câmara Municipal de Ponte de Sor é co-organizadora do encontro, perspectivando-se um programa de bom nível dado o rico património molinológico local e o dinamismo municipal na sua preservação e valorização de que destacamos a recuperação recente do Moinho de Vento de Foros de Arrão.

Porquê o Encontro?

Portugal precisa como nunca de desenvolver o seu interior e de qualificar as suas cidades. Os nossos moinhos são importantes ativos para o desenvolvimento sustentável, qualificação dos territórios, empreendedorismo ao nível das indústrias criativas e do turismo, por exemplo. Mas também para a construção da designada economia verde e para a qualificação ambiental das regiões e requalificação urbana, não esquecendo as importantes funções educativa, de lazer e de interação e coesão social. No entanto, o seu declínio acentuado pela crise e pelo envelhecimento dos detentores dos saberes tradicionais coloca em risco este importante património.

O que buscamos?

Mais do que nunca, é oportuno convocar a cidadania dos portugueses e as suas instituições autárquicas, associativas e económicas para a sua recuperação e valorização numa perspetiva de criação de riqueza e geração de oportunidades, tendo os jovens como prioridade e a estratégia Portugal 2020, em que os moinhos se integram claramente, como oportunidade de financiamento e ativação de processos de desenvolv-mento comunitário de base local integrando os moinhos tradicionais portugueses nas novas soluções para os territórios.

O IV Encontro Nacional de Molinologia desenvolve-se em duas vertentes. Por um lado, na recolha, aprofundamento e partilha do Saber e do Saber Fazer tradicionais ao nível da Etnotecnologia e da Molinologia Portuguesa. Por ou-tro, na apresentação e reflexão conjunta de projetos de desenvolvimento envolvendo a reabilitação e valorização de moinhos tradicionais em Portugal.

 

INSCRIÇÕES ABERTAS

Inscreva-se acedendo ao link em cima apresentado e envie o boletim preenchido para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Comunicação Social

Coordenador do Encontro (965861567)

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar


Secretariado e Informações:

Etnoideia - Lisboa
Oeiras Golf & Residence
Rua Sacrovir Moreira, 29
2730-287 Barcarena
A/C Paulo Lopes
Tlf: +351 214 324 358
Tlm: +351 960 120 335
www.etnoideia.pt
Mailto: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

Dia Nacional dos Moinhos e Moinhos Abertos 2017

 Cartaz Moinhos Abertos 2017

Como é costume o mês de Abril traz-nos o Dia Nacional dos Moinhos e os Moinhos Abertos, este ano com mais de 350 moinhos inscritos. Aceda à brochura de 2017 para ficar a conhecer quais os moinhos participantes no seu distrito.

Dias 07, 08 e 09 de Abril visite os moinhos inscritos e usufrua de uma experiência única com os Moinhos de Portugal!!

São inúmeras as actividades e possibilidades de conhecer estes "museus vivos" que estarão abertos desde o Norte até ao Sul do nosso país. Faça download da brochura:

BROCHURA MOINHOS ABERTOS 2017 (ALTA RESOLUÇÃO)

BROCHURA MOINHOS ABERTOS 2017 (BAIXA RESOLUÇÃO)

   

Atas do Colóquio sobre a Realidade dos Moinhos de Vento Portugueses

 Atas do Colóquio sobre a Realidade dos Moinhos de Vento Portugueses

Livro "Atas do Colóquio Sobre a Realidade dos Moinhos de Vento Portugueses"

A Academia Itinerarium XIV da Ribeira de Muge, que em co-organização com a Junta de Freguesia da Raposa, promoveu no passado dia 21 de maio de 2016 o colóquio "Sobre a Realidade dos Moinhos de Vento Portugueses" irá lançar as atas do dito colóquio.

Para além da realidade local, neste colóquio foram ainda abordados os moinhos de vento da Região de Aveiro, por Armando Ferreira, e o projeto de candidatura dos moinhos de vento do Oeste a Património Imaterial da Humanidade por uma das suas mentoras, Fátima Nunes. Segue abaixo os conteúdos presentes no livro de atas:

•    Nota Prévia
•    Objetivos do Colóquio
•    Programa do Colóquio
•    Mesa de Abertura
•    Os moinhos de vento no distrito de Aveiro, por Armando Carvalho Ferreira
•    Moinhos com Novos Ventos, por Fátima Nunes
•    Os Moinhos de Vento na Região da Ribeira de Muge: o labor do vento em terra de moinhos de água, por Samuel Rodrigues Tomé
•    Personalidades institucionais presentes

Cada exemplar tem o custo de €4.00 + portes de envio. A organização encontra-se neste momento a recolher as encomendas dos interessados e irá apenas produzir o número de exemplares que lhe forem solicitados. As encomendas podem ser feitas para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar até ao dia 10 de dezembro.

 

CURSO INTENSIVO DE MOLINOLOGIA

 CURSO INTENSIVO DE MOLINOLOGIA – 25 a 27 de Novembro

 CURSO INTENSIVO DE MOLINOLOGIA – 25 a 27 de Novembro

CURSO INTENSIVO DE MOLINOLOGIA – 25 a 27 de Novembro

Caros membros da Rede Portuguesa de Moinhos e amigos dos moinhos:

A pedido de vários membros da Rede Portuguesa de Moinhos vamos organizar um curso intensivo de molinologia de um só fim de semana  (25 a 27 de Novembro) no centro do país, rentabilizando custos de deslocações (aconselhamos partilha de carros e existe estação de comboios a 3 Km do local pelo que o Intercidades é também uma opção) e possibilitando melhor acesso a partir de todos os pontos do país.

Aproveitando a época baixa reservámos as instalações do Solar do Morgadio, em Santa Comba Dão, com condições especiais e em exclusivo para o grupo de formação da RPM o que permitirá um ambiente familiar e de grande proximidade entre todos os participantes,  muitos deles amigos e conhecidos de longa data nestas andanças dos moinhos tradicionais portugueses.

Esperamos que, além de um bom programa de formação em molinologia este seja um fim de semana bem passado com uns serões à lareira e uns passeios de pausa pela vasta propriedade do solar ou pelo lago da Agueira na Srª da Ribeira, mesmo ali ao lado.

Não podia faltar a ida ao moinho e desta vez para mexer e aprender a por em funcionamento na Ribeira dos Aldrogãos; O mesmo moinho e padaria de onde virá o pão centeio do pequeno almoço, misturado com os doces  de frutos da quinta e o queijo fresco de cabra feito na aldeia, ou para molhar ao almoço no azeite produzido na quinta e regar a coisa com um Dão de excelência uma vez que estaremos na região demarcada.

Enfim, amigos, moinhos e boa companhia é o que esperamos neste fim de semana que será certamente memorável…

Inscrições limitadas até 15 de Novembro

Para submissão de inscrições ou mais informações contactar:

email: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

tel.: 214 324 358 ou 960 120 335

 

   

Página 1 de 49

Eventos

Abril 2017
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 1 2 3 4 5 6

Próximos Eventos

Não tem eventos