Quarta Junho 28 , 2017

Exposição “Moinhos de Maré do Ocidente Europeu”

Entre 26 de Fevereiro e 12 de Abril pode visitar, no Moinho de Maré do Cais, a exposição “Moinhos de Maré do Ocidente Europeu” (entrada livre).

A mostra é um contributo para a preservação e divulgação dos moinhos de maré e do seu valor técnico, histórico, económico e ambiental.

Os moinhos de maré são uma importante herança cultural e patrimonial comum a vários concelhos, tendo assumido uma grande importância no estuário do Tejo, local onde desde o século XIII se implantaram 45 edifícios desse tipo.

No Montijo, o Moinho de Maré do Cais é um exemplo dessa herança cultural e patrimonial, que sintetiza uma relação intensa de vários séculos, entre a atividade agrícola e o rio.

A exposição é coordenada pelo Ecomuseu Municipal do Seixal e encontra-se em itinerância pela Europa desde 2005.

 



Horário: terça e quinta-feira das 14h00 às 17h30, sábado e domingo das 14h00 às 18h00.

 

Recuperar Moinhos, Uma Utopia? - visita comentada

 Moinho de Maré de Corroios

No próximo dia 28 de Fevereiro, pelas 15 horas, o Moinho de Maré de Corroios abre portas a mais uma iniciativa.

No seguimento da exposição temporária "Um Mar de Moinhos: os moinhos de maré do Seixal" irá decorrer uma visita acompanhada e comentada por Jorge Miranda, um dos investigadores portugueses mais reputados, dedicada ao tema «Recuperar Moinhos, Uma Utopia?» .

Esta visita tem como objectivo refletir sobre o processo de classificação dos moinhos de maré do Seixal e a realidade atual deste património em Portugal, analisando o caminho percorrido ao longo das últimas décadas no contacto da valorização dos moinhos tradicionais. Será ainda abordado o sentido e significado que pode ter para a sociedade contemporânea a preservação deste património edificado..

Para participar deverá inscrever-se através do email Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ou do telefone 210 976 112.

Click caso pretenda saber mais sobre esta notícia.

 

Dias do Moinhos Abertos e Dia Nacional dos Moinhos 2015

 Cartaz Moinhos Abertos 2015

2015
07 de Abril (Terça-feira) – Dia Nacional dos Moinhos
11 e 12 de Abril (Sábado e Domingo) – Dia dos Moinhos Abertos

Car@s amig@s:
Na sequência do êxito da nossa actividade conjunta no Dia dos Moinhos Abertos de Portugal, pretendemos reeditar pelo NONO ANO CONSECUTIVO a iniciativa Moinhos Abertos de Portugal.

O que é o “Dia dos Moinhos Abertos”?
O conceito desta actividade é extremamente simples:
Fazer funcionar em simultâneo e abrir ao público para acesso livre tantos moinhos quantos for possível em todo o país!

Quem pode participar na organização?
Pretendemos lançar uma iniciativa de alcance nacional e ampla divulgação com o objectivo de chamar a atenção dos Portugueses para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais, por forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas e amigos dos moinhos.
Esta iniciativa promovida pela Etnoideia tem o apoio da TIMS, Sociedade Internacional de Molinologia, cujos membros não pertencentes à Rede Portuguesa são convidados a aderir e colaborar. A TIMS colaborará ainda ao nível da divulgação internacional do evento por todo o mundo.
Por isso, apelamos à sua participação activa, através do seu envolvimento pessoal e das organizações a que pertence ou com as quais se relaciona.
Este dia, além de chamar a atenção para os moinhos tradicionais portugueses poderá também servir para identificar problemas e oportunidades, germinar projectos e ideias, ou mesmo para levar a cabo pequenas beneficiações (limpezas, pinturas, consertos de coberturas, etc.) com a participação de activistas e visitantes que o pretendam, preservando os moinhos e criando dinâmicas em torno deles.
Mas este dia constitui também uma oportunidade única para aumentar o número de pessoas e instituições que constituem a Rede Portuguesa de Moinhos reforçando a sua implantação e representatividade nacional e, consequentemente, a sua capacidade de acção a favor dos moinhos tradicionais, por isso pedimos-lhe também que ajude a divulgar a Rede.

Como optimizar os seus impactos?
De acordo com os nossos dados das edições anteriores, contando com os moinhos directamente ligados à Rede Portuguesa de Moinhos, com o facto de alguns moinhos estarem em núcleo (cada moinho conta como um moinho, por isso num núcleo haverá vários abertos), contando com os moinhos cujos proprietários e moleiros podem ser contactados por cada um de nós (contamos consigo também para o fazer), acreditamos ser possível alcançar novamente  entre 150 e 200 moinhos a funcionar.
Durante este dia, cada moinho deverá estar aberto e se possível a funcionar, sendo desejável a organização de algumas actividades como as sugeridas na ficha de programação em anexo, ou outras.

O que vai fazer a organização?
A organização irá proceder à divulgação junto da imprensa nacional e regional, assim como via mailing a todas as pessoas e organizações constantes dos nossos ficheiros. Por correio electrónico serão enviados materiais de divulgação para todas as Câmaras Municipais e para todas as Juntas de Freguesia do País com correio electrónico. A todos será pedido que reencaminhem a informação para a sua rede de contactos. Acreditamos desta forma vir a alcançar uma ampla divulgação e impacto público.
Estamos a preparar os seguintes materiais:
1- Ficha de Programação (excel em anexo para envio por email até dia 27FEV15);
2- Info Mail;
3- Cartaz (JPEG para impressão e afixação local);
4- Nota de Imprensa;
5- Brochura Moinhos Abertos 2015 (formato electrónico para impressão A4 no local);
6- Controlo de visitantes (excel para envio por email depois da iniciativa).

O que tem que fazer para participar?
Para a preparação e conteúdos destes materiais, gostaríamos de contar com a sua colaboração (e das instituições que entender convidar) através de:
- Dinamização da abertura, nos dias 07, 11 e 12 de Abril (Terça-feira, Sábado, Domingo) , dos moinhos a que está ligado, se possível organizando actividades e animações e congregando moleiros, amigos, Juntas de Freguesia, Câmaras Municipais, Museus, etc.
- Convite a outros moinhos e pessoas para participar.
- Envio até 27 de Fevereiro:
* Ficha Excel com informações sobre os moinhos que vão estar abertos (ficha em anexo a preencher no ficheiro excel com todos os moinhos, identificando um a um e enviando uma foto por cada moinho com o nome do moinho no nome do ficheiro). IMPORTANTE:  NÃO SERÃO ACEITES OUTROS FORMATOS OU INFORMAÇÕES NÃO CONSTANTES NA FICHA DADO QUE ISSO TEM PROVOCADO GRANDES PROBLEMAS NA PAGINAÇÃO EM EDIÇÕES ANTERIORES).
* A ficha de programação excel em anexo tem previsto todas as informações necessárias para a identificação dos moinhos e respectivo programa de actividades, organizadores, indicações úteis, etc.
- COM ESTAS INFORMAÇÕES IREMOS PAGINAR UMA BROCHURA ilustrada com os moinhos e respectivas informações. Este documento, em ficheiro será enviado por email a todos, pedindo-se que, além da difusão por email, o imprimam e distribuam antes e durante o dia aos visitantes dos moinhos.
* Esta brochura, que conterá informações sobre os moinhos, horários e  como visitar ao longo de todo o ano, ficará disponível permanentemente online em www.moinhosdeportugal.org e avalia-se a possibilidade da sua edição em papel mediante apoios institucionais a angariar.
- Colaboração na difusão junto da comunidade envolvente dos moinhos e da imprensa regional e local, através do reenvio das notas de imprensa e materiais para afixação e divulgação da iniciativa (QUE OPORTUNAMENTE RECEBERÁ em formato electrónico via mail, para imprimir no local e/ou fotocopiar)
- Recolha de inquéritos (em anexo) e controlo de nº de visitantes para podermos medir o impacto da iniciativa e o interesse dos diferentes públicos pelos moinhos.
-  Divulgação da possibilidade de os visitantes poderem pertencer à Rede Portuguesa de Moinhos (imprimindo ou reenviando o respectivo boletim de assinatura).

Antecipadamente grato pela sua contribuição para esta nova iniciativa, apresento os melhores cumprimentos,

Jorge Miranda
Rede Portuguesa de Moinhos

Descarregue a Ficha de Inscrição

Descarregue Cartaz Moinhos Abertos_2015

 

   

Tardes no Moinho - Moinho de Maré de Corroios

 Tardes no Moinho

Visita temática Tardes no Moinho: “o Moinho de Maré de Corroios na definição de um programa museológico municipal”, com a participação de António Nabais

No contexto da exposição temporária “Um Mar de Moinhos: os moinhos de maré do Seixal” e através de uma conversa com o museólogo António Nabais pretende-se analisar o processo de conceção de um programa museológico a nível local, revisitando os primeiros anos pós-25 de Abril no Seixal no que respeita ao levantamento patrimonial então levado a cabo sob sua coordenação e abordar a questão da classificação dos moinhos de maré nesse contexto.


Dia 13 de fevereiro, das 15.30h às 17h/Núcleo do Moinho de Maré de Corroios.


Público escolar (turmas do ensino secundário e superior), Centros de Dia e outros grupos organizados; público adulto.

DPHM/ Ecomuseu Municipal do Seixal – Serviço Educativo

Telefone: 210976112 (às 2as feiras)

Correio eletrónico: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

Oficina de observação de aves no Sapal de Corroios

 Oficina de observação de aves no Sapal de Corroios

Participe na Oficina de observação de aves no Sapal de Corroios!

Os ecossistemas existentes na envolvente do Moinho de Maré de Corroios conferem a este espaço natural protegido uma grande importância biológica e ecológica, abrigando uma grande diversidade de aves, que vão poder ser observadas in loco nesta iniciativa.

Local: Núcleo do Moinho de Maré de Corroios      
Data: 07 de Fevereiro de 2015      
Horário: das 09:45 às 12:30

 

   

Página 7 de 49

Eventos

Junho 2017
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1

Próximos Eventos

Não tem eventos