EXPOSIÇÃO - Horizonte Atlântico
Dia 12 de abril, próximo domingo, pelas 16h00, o Museu da Farinha dá espaço à inauguração da exposição de fotografias de cariz etnográfico de quem José Matias é autor, sobre moinhos e atafonas dos Açores.
A exposição será uma versão reduzida da exposição de José Matias, apresentada em 2012 no Auditório Municipal António Chainho e em 2013 na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca.
Para mais esclarecimentos contactar: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
Museu da Farinha - "Noite de Paleio"
Dia 18 de Abril pelas 21 horas o Museu da Farinha organiza a "Noite de Paleio", subordinada ao tema "Património Moageiro do Município de Santiago do Cacém", apresentada por José Matias.
Esta atividade direcionada ao público em geral pretende ser um debate alargado em torno de um património que urge conhecer para preservar e usufruir.
A diversidade tipológica e o elevado número de moinhos ainda existentes no Município, desde os moinhos manuais, aos moinhos hidráulicos, onde se incluem as azenhas e os moinhos de rodízio, aos moinhos de vento e às primeiras moagens industriais, inicialmente acionadas a vapor, constituem um riquíssimo património de elevado potencial histórico, etnográfico, cultural e turístico.
ESCOLA DR. JOÃO DE BARROS ASSINALA O DIA NACIONAL DOS MOINHOS
Integrada nas atividades do Projeto “V.E.N.T.O. – Vontade de Empreender pela Natureza em Terra e no Oceano”, que concorre ao concurso de ideias “Ciência na Escola” da Fundação Ilídio Pinho, a Escola EB23 Dr. João de Barros comemorou hoje o Dia Nacional dos Moinhos.
Alunos de algumas turmas do 8.º ano foram desafiados a construir moinhos de vento que foram afixados no gradeamento da escola neste dia, ao qual emprestaram um colorido diferente. A Biblioteca Escolar também participou com a elaboração de um painel alusivo no qual foram afixados alguns dos trabalhos dos alunos.
A Rede Portuguesa de Moinhos, a fim de assinalar esta data promove, nesta semana, o Dia dos Moinhos Abertos, no dia 11 e 12 de abril, nos quais a população em geral é convidada a visitar um dos moinhos que integram esta atividade.
“Moinhos Abertos é uma iniciativa de alcance nacional e ampla divulgação com o objetivo de chamar a atenção dos Portugueses para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais, por forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, organizações associativas, Autarquias locais, Museus, investigadores, molinólogos, entusiastas e amigos dos moinhos… Desfrute dos moinhos de Portugal! Eles têm um valor inestimável. Contribua para a sua salvaguarda.” in, http://www.moinhosdeportugal.org/ws/ - Brochura
Celebração do Dia Nacional dos Moinhos
Moinhos do concelho recebem visitas de crianças e utentes de IPSS
O moinho do Carrascal, no Reguengo Grande, foi um dos 13 moinhos do concelho que abriram ao público, em pleno dia nacional dos moinhos - 7 de abril. O vereador Fernando Oliveira e a representante da Junta de freguesia, Maria João Inácio, acompanharam a visita de um grupo de 22 crianças do Jardim de Infância da localidade, a este belo exemplar da arquitetura rural, ouvindo do seu proprietário, Guilherme Ferreira, explicações sobre o seu modo de funcionamento.
Ao longo da visita, Guilherme Ferreira, colocou a funcionar as mós que trituram os cereais, transformando-os na farinha. O moleiro brindou ainda os visitantes com histórias de outrora, cantando, mesmo, uma canção da sua autoria sobre os moinhos, demonstrativa de todo o seu amor aos moinhos e à profissão, que abraçou desde muito novo.

Esta é uma oportunidade singular para ficar a conhecer o modo de funcionamento destes belos exemplares da arquitetura rural, para aprender a regular a finura da farinha e para melhor entender o picar das mós. É a possibilidade de acionar as velas e ouvir o cantar dos búzios. Ao longo destes três dias, há ainda iniciativas culturais e desportivas diversas, como folclore, exposições, caminhadas, entre outras.
A visita é obrigatória nestes dias em que se evoca a importância de um dos ícones do Oeste – o moinho. Através de visitas guiadas vai ser possível conhecer os moinhos do Dinossauro, em Porto Dinheiro, do Fernando e do António, no Moledo, do Carlos na Zambujeira do Mar, da Lucília e do António na Atalaia, do Boneco na Moita dos Ferreiros, do Xico, do Xico da Antónia, de Santa Maria e do Moinho Bar, na Pinhôa, bem como do moinho do Carrascal e do Viso, no Reguengo Grande.
O Município convida a população a juntar-se a esta festa da tradição, e a participar nas atividades programadas.
Click AQUI para ler a noticía na integra e saber mais informações acerca os dias 11 e 12 de abril onde irão decorrer as Festas do Pão, na Atalaia, e dos moinhos, na Pinhoa.
Exposição “Moinhos de Maré do Ocidente Europeu”
Entre 26 de Fevereiro e 12 de Abril pode visitar, no Moinho de Maré do Cais, a exposição “Moinhos de Maré do Ocidente Europeu” (entrada livre).
A mostra é um contributo para a preservação e divulgação dos moinhos de maré e do seu valor técnico, histórico, económico e ambiental.
Os moinhos de maré são uma importante herança cultural e patrimonial comum a vários concelhos, tendo assumido uma grande importância no estuário do Tejo, local onde desde o século XIII se implantaram 45 edifícios desse tipo.
No Montijo, o Moinho de Maré do Cais é um exemplo dessa herança cultural e patrimonial, que sintetiza uma relação intensa de vários séculos, entre a atividade agrícola e o rio.
A exposição é coordenada pelo Ecomuseu Municipal do Seixal e encontra-se em itinerância pela Europa desde 2005.
Horário: terça e quinta-feira das 14h00 às 17h30, sábado e domingo das 14h00 às 18h00.
Mais artigos...
Página 8 de 51