Sábado Junho 06 , 2020

Visita nocturna aos banhos da Idade do Ferro

 Visita nocturna aos banhos da Idade do Ferro

Na Idade do Ferro, sobretudo na sua fase final, entre os séculos II e I antes de Cristo, as gentes que habitavam os castros e citânias do Entre Douro e Minho tinham o hábito frequente de tomar sauna e banhos de água fria, em edifícios especificamente construídos para o efeito, conhecidos hoje como "balneários castrejos". A Pedra Formosa de Briteiros, a primeira do seu género a ser identificada, era um elemento arquitectónico de um destes balneários.

Os dois edifícios de banhos que hoje sabemos terem existido na Citânia de Briteiros são um dos aspectos mais interessantes daquele sítio arqueológico, onde além da Pedra Formosa recolhida há mais de 200 anos, existe uma outra, ainda implantada no seu sítio original.

A Sociedade Martins Sarmento convida todos os interessados a passar um serão diferente na Citânia, numa visita especial aos balneários castrejos, no próximo dia 5 de Outubro, sábado, pelas 21 horas. Procurar-se-á tirar o melhor proveito do cenário nocturno para realçar os diferentes espaços: a ante-câmara ornamentada pela pedra formosa, a câmara de sauna, onde uma elevada temperatura submetia os frequentadores dos banhos a uma sudação intencional, os pátios onde se tomava o banho de água fria, as canalizações construídas para abastecer estes edifícios, as decorações murais, que nos remetem para um mundo onde a abstracção das figuras inspira ainda um certo misticismo. O ambiente nocturno permite isolar os vestígios dos edifícios de banhos da sua envolvente actual, tornando assim mais fácil recriar o aspecto original destes edifícios. Além disso, a iluminação artificial permite realçar os relevos decorativos de alguns elementos.

A visita nocturna aos banhos da Citânia de Briteiros é uma actividade que se realizou pela primeira vez em 2011, permitindo uma observação completamente diferente destes espaços.

Os participantes devem inscrever-se através do e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , ou pelo telefone 253 478 952. O bilhete da visita importa em 3€ por pessoa.

 

Inauguração do Centro Interpretativo do Milho Antigo - projeto Aldeia Pedagógica do Milho Antigo

 Inauguração do Centro Interpretativo do Milho Antigo - projeto Aldeia Pedagógica do Milho Antigo

A pedido da Câmara Municipal de Águeda, remetemos convite para a inauguração do Centro Interpretativo do Milho Antigo, inserido no projeto Aldeia Pedagógica do Milho Antigo, desenvolvido pela Etnoideia para a Câmara Municipal de Águeda e para a Junta de Freguesia de Macieira de Alcôba.
No âmbito deste projeto foi ainda reabilitada uma levada e recuperados dois moinhos e uma moinhola que serão também inaugurados, no dia 18 de Agosto, em Macieira de Alcôba.

 

 

Sons do Cartaxo ao Pôr-do-Sol

 Sons do Cartaxo

 

Este sábado, dia 27 de Julho, por volta das 18h, regressam os Sons do Cartaxo ao Pôr-do-Sol.

Na sua 14ª edição promete muita animação com os Gaiteiros Sumeterraio e seus Amigos - Gaiteiros da Presa e Gaiteiros Serra-à-Velha.

   

Percursos Pedestres Guiados – Interpretar para Proteger o Património

 Percursos Pedestres Guiados – Interpretar para Proteger o Património

 

Percursos Pedestres Guiados – Interpretar para Proteger o Património

A Associação dos Amigos dos Moinhos e Ambiente da Região da Gândara, convida-o a participar:
Domingo, 7 de Julho, pelas 9h:30m, com encontro no Sitio do Cartaxo (Lagoa de Mira) e para melhor conhecer os Percursos Pedestres de Mira, vamos caminhar e interpretar o património cultural e ambiental ao longo da Rota da Lagoa e Moinhos.
Esta ação será orientada pelo Prof. Dr. Pedro Bingre (docente do Instituto Politécnico de Coimbra – investigador).
A participação gratuita – trazer roupa (incluir chapéu) e calçado adequado para caminhada, água e comida (facultativo).

 

Oficina do Cusco

 Oficina do Cusco

 

A Associação TARABELO é uma organização sediada em Vinhais, Trás-os-Montes que explora as temáticas do desenvolvimento rural e da conservação da natureza e tem por principal objectivo a criação de sinergias que possam tornar as aldeias e o seu peculiar modo de vida atractivas aos seus habitantes, dando a conhecer o seu património e a sua profunda ligação com a manutenção da biodiversidade.

Após a celebração da importância dos Moinhos-de-água e a colocação em funcionamento dos mesmos no passado mês de Abril, a Tarabelo pretende agora chamar a atenção para a existência do Cusco transmontano. O Cusco é um alimento produzido a partir da farinha da variedade de trigo barbela, e chegou ao nosso país através da influência magrebina, aquando da presença muçulmana em Portugal. Tendo desaparecido de lugares mais evidentes como o sul e centro de Portugal, encontra-se bem cristalizado na tradição transmontana, apesar do seu sério risco de desaparecimento.

Este saboroso recurso gastronómico encerra histórias e saberes ancestrais, que pretendemos dar a conhecer a todos, com o apoio das mulheres que ainda mantêm esta actividade.
Informação adicional pode ser encontrada na feliz e oportuna plataforma memoriamedia: http://www.memoriamedia.net/central/index.php?Itemid=207&id=25&option=com_content&view=article

A Associação Tarabelo vem por este meio convidar a participar nesta Oficina do Cusco, cujo programa pode ser encontrado seguidamente:

Sábado, 29 de Junho, Sábado, aldeia de Fresulfe
10h00 – Apresentação do Cusco e suas etapas de confecção. Início da oficina do Cusco;
13h00 –Almoço;
14h00 – Continuação dos Trabalhos;
18h00 – Encerramento da oficina;
20h00 – Jantar convívio;
21h00 - Projecção de filme.

Domingo, 30 de Junho, Domingo, aldeia de Fresulfe
10h00 – Cozinha experimental: confecção de pratos com Cusco;
13h00 - Almoço campestre na praia fluvial;
14h30 – Passeio pedestre;
17h00 – Encerramento da actividade.


Mais informações e inscrições através de Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , www.facebook.com/Tarabelo ou através dos contactos 00351 93 971 97 10 ou 00351 93 470 02 28.

   

Página 12 de 51

Eventos

Junho 2020
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4

Próximos Eventos

Não tem eventos