Sábado Junho 06 , 2020

Dia dos Moinhos Abertos e Dia Nacional dos Moinhos 2013

 Cartaz Moinhos Abertos 2013

2013
06 de Abril (Sábado) – Dia dos Moinhos Abertos
07 de Abril (Domingo) – Dia Nacional dos Moinhos


Car@s amig@s:
Na sequência do êxito da nossa actividade conjunta no Dia dos Moinhos Abertos de Portugal, pretendemos reeditar pelo SÉTIMO ANO CONSECUTIVO a iniciativa Moinhos Abertos de Portugal.

O que é o “Dia dos Moinhos Abertos”?
O conceito desta actividade é extremamente simples:
Fazer funcionar em simultâneo e abrir ao público para acesso livre tantos moinhos quantos for possível em todo o país!

Quem pode participar na organização?
Pretendemos lançar uma iniciativa de alcance nacional e ampla divulgação com o objectivo de chamar a atenção dos Portugueses para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais, por forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas e amigos dos moinhos.
Esta iniciativa promovida pela Etnoideia tem o apoio da TIMS, Sociedade Internacional de Molinologia, cujos membros não pertencentes à Rede Portuguesa são convidados a aderir e colaborar. A TIMS colaborará ainda ao nível da divulgação internacional do evento por todo o mundo.
Por isso, apelamos à sua participação activa, através do seu envolvimento pessoal e das organizações a que pertence ou com as quais se relaciona.
Este dia, além de chamar a atenção para os moinhos tradicionais portugueses poderá também servir para identificar problemas e oportunidades, germinar projectos e ideias, ou mesmo para levar a cabo pequenas beneficiações (limpezas, pinturas, consertos de coberturas, etc.) com a participação de activistas e visitantes que o pretendam, preservando os moinhos e criando dinâmicas em torno deles.
Mas este dia constitui também uma oportunidade única para aumentar o número de pessoas e instituições que constituem a Rede Portuguesa de Moinhos reforçando a sua implantação e representatividade nacional e, consequentemente, a sua capacidade de acção a favor dos moinhos tradicionais, por isso pedimos-lhe também que ajude a divulgar a Rede.

Como optimizar os seus impactos?
De acordo com os nossos dados das edições anteriores, contando com os moinhos directamente ligados à Rede Portuguesa de Moinhos, com o facto de alguns moinhos estarem em núcleo (cada moinho conta como um moinho, por isso num núcleo haverá vários abertos), contando com os moinhos cujos proprietários e moleiros podem ser contactados por cada um de nós (contamos consigo também para o fazer), acreditamos ser possível alcançar novamente  entre 150 e 200 moinhos a funcionar.
Durante este dia, cada moinho deverá estar aberto e se possível a funcionar, sendo desejável a organização de algumas actividades como as sugeridas na ficha de programação em anexo, ou outras.

O que vai fazer a organização?
A organização irá proceder à divulgação junto da imprensa nacional e regional, assim como via mailing a todas as pessoas e organizações constantes dos nossos ficheiros. Por correio electrónico serão enviados materiais de divulgação para todas as Câmaras Municipais e para todas as Juntas de Freguesia do País com correio electrónico. A todos será pedido que reencaminhem a informação para a sua rede de contactos. Acreditamos desta forma vir a alcançar uma ampla divulgação e impacto público.
Estamos a preparar os seguintes materiais:
1- Ficha de Programação (excel em anexo para envio por email até dia 22FEV13);
2- Info Mail;
3- Cartaz (JPEG para impressão e afixação local);
4- Nota de Imprensa;
5- Brochura Moinhos Abertos 2013 (formato electrónico para impressão A4 no local);
6- Controlo de visitantes (excel para envio por email depois da iniciativa).

O que tem que fazer para participar?
Para a preparação e conteúdos destes materiais, gostaríamos de contar com a sua colaboração (e das instituições que entender convidar) através de:
- Dinamização da abertura, nos dias 06 e 07 de Abril (Sábado e Domingo), dos moinhos a que está ligado, se possível organizando actividades e animações e congregando moleiros, amigos, Juntas de Freguesia, Câmaras Municipais, Museus, etc.
- Convite a outros moinhos e pessoas para participar.
- Envio até 22 de Fevereiro:
* Ficha Excel com informações sobre os moinhos que vão estar abertos (ficha em anexo a preencher no ficheiro excel com todos os moinhos, identificando um a um e enviando uma foto por cada moinho com o nome do moinho no nome do ficheiro). IMPORTANTE:  NÃO SERÃO ACEITES OUTROS FORMATOS OU INFORMAÇÕES NÃO CONSTANTES NA FICHA DADO QUE ISSO TEM PROVOCADO GRANDES PROBLEMAS NA PAGINAÇÃO EM EDIÇÕES ANTERIORES).
* A ficha de programação excel em anexo tem previsto todas as informações necessárias para a identificação dos moinhos e respectivo programa de actividades, organizadores, indicações úteis, etc.
- COM ESTAS INFORMAÇÕES IREMOS PAGINAR UMA BROCHURA ilustrada com os moinhos e respectivas informações. Este documento, em ficheiro será enviado por email a todos, pedindo-se que, além da difusão por email, o imprimam e distribuam antes e durante o dia aos visitantes dos moinhos.
* Esta brochura, que conterá informações sobre os moinhos, horários e  como visitar ao longo de todo o ano, ficará disponível permanentemente online em www.moinhosdeportugal.org e avalia-se a possibilidade da sua edição em papel mediante apoios institucionais a angariar.
- Colaboração na difusão junto da comunidade envolvente dos moinhos e da imprensa regional e local, através do reenvio das notas de imprensa e materiais para afixação e divulgação da iniciativa (QUE OPORTUNAMENTE RECEBERÁ em formato electrónico via mail, para imprimir no local e/ou fotocopiar)
- Recolha de inquéritos (em anexo) e controlo de nº de visitantes para podermos medir o impacto da iniciativa e o interesse dos diferentes públicos pelos moinhos.
-  Divulgação da possibilidade de os visitantes poderem pertencer à Rede Portuguesa de Moinhos (imprimindo ou reenviando o respectivo boletim de assinatura).

Antecipadamente grato pela sua contribuição para esta nova iniciativa, apresento os melhores cumprimentos,

Jorge Miranda
Rede Portuguesa de Moinhos

 

Descarregue a Ficha de Inscrição

Descarregue Cartaz Moinhos Abertos_2013

 

Apresentação do livro: "Engenhos de Moagem de Cereais"

 Convite

No próximo Sábado, dia 01 de Dezembro pelas 16H00 irá ocorrer a apresentação do livro "Engenhos de Moagem de Cereais" no Cineteatro Municipal João Mora em Sesimbra.

Para tal, estão todos convidados a assistir a esta apresentação que decorre no âmbito do projecto «Sesimbra: Memória e Identidade».

Passe o seu feriado a conhecer mais de perto o património molinológico do concelho de Sesimbra!

 

Dia Nacional dos Castelos

 Programa das Visitas

No dia 07 de Outubro celebra-se o Dia Nacional dos Castelos.

Desde 1984 que este dia é dedicado ao nosso património fortificado.

O objectivo desta acção é promover por todo o país actividades que difundam este nosso vasto legado, testemunhos vivos da memória colectiva dos nossos antepassados, que são valiosas referências arquitectónicas da nossa história e consequentemente da nossa cultura enquanto povo.

Nesse âmbito o Município de Palmela associa-se às comemorações do Dia Nacional dos Castelos e neste domingo irá realizar uma Visita Guiada ao Castelo de Palmela pelas 17H00.

Pelas 18H00 acontecerá na Igreja de Santiago uma Conferência com o tema "Técnicas e tácticas de assédio e defesa dos castelos em Portugal nos sécs. XII-XIII" que será orientada pelo Major Carlos Filipe Afonso, do Exército Português.

Saia de casa e faça um fim-de-semana histórico!

 

   

Inauguração do Núcleo Sede do Ecomuseu Tradições do Xisto de Góis

 Convite

A Lousitânea vai inaugurar o Núcleo Sede do Ecomuseu Tradições do Xisto das Aldeias do Xisto de Góis.

O Núcleo sede do Ecomuseu Tradições do Xisto surgiu com o objetivo de conservar e valorizar o património local.
Espaço onde a comunidade local, é o actor deste processo de desenvolvimento local, contando e partilhando as suas histórias; mostrando os seus saberes e apresentado os seus objectos.
Aqui estará reflectida a história do tempo, das vivências das gentes das aldeias da serra num cenário limitado entre a serra e as quatro “Aldeias do Xisto”, Comareira, Aigra Nova, Aigra Velha e Pena.

Desta forma e para apresentar esta nova valência, a Lousitânea em parceria com o Município de Góis e no âmbito da candidatura aprovada pelo PRODER com o apoio da ADIBER, vai inaugurar este Núcleo Sede do Eco-Museu Tradições do Xisto, no sábado, dia 13 de Outubro às 14horas na Aldeia do Xisto de Aigra Nova.

E porque este espaço, faz referência às práticas locais desta população serrana, a tarde de inauguração será composta pela recriação do processo de recolha do milho na aldeia, o chamado programa “Milho Rei – Debulha e Abraço”.

A Lousitânea e o Município de Góis têm especial interesse em convidá-lo a estar presente neste evento.

PROGRAMA

 

Jornadas Europeias do Património - Visita ao Lagar do Marquês de Pombal

 Jornadas Europeias do Património 2012

No âmbito das Jornadas Europeias do Património 2012, vai realizar-se no dia 30 de Setembro uma visita histórica ao Lagar do Palácio do Marquês de Pombal em Oeiras pelas 10H00.

Esta visita é sujeita a inscrição prévia e tem um limite de 50 participantes.

PROGRAMA

 

   

Página 15 de 51

Eventos

Junho 2020
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4

Próximos Eventos

Não tem eventos