Quinta Abril 18 , 2024

Moinhos no Distrito de Aveiro

Moinhos no Distrito de Aveiro :: Armando Ferreira

MOINHOS NO DISTRITO DE AVEIRO é o novo livro de Armando Ferreira, membro da TIMS e da Rede Portuguesa de Moinhos que tem vindo a fazer levantamentos exaustivos no terreno desde há vários anos e a investigar com seriedade e rigor os sistema tradicinais de moagem do Distrito de Aveiro.

Já nos habitou a todos a uma profícua produção científica e lança próximamente um novo livro que, recomendamos vivamente. Na verdade foi meu previlégio escrever o prefácio desta obra, por deferência do autor, que aqui publicamente agradeço e pude, nesa leitura privilegiada, aceder a um vasto manancial de informação histórica e etnológica que em muito enriquece a molinologia nacional.

Parabéns ao autor!

A obra vale bem a pena e Aveiro é sempre um lugar que chama por nós. Por isso, aceite o convite e não falte!

O lançamento foi na Universidade de Aveiro, na Sala dos Actos Académicos (edifício de Reitoria), no  dia 13 de Dezembro pelas 16h00.

Moinhos no Distrito de Aveiro :: Armando Ferreira Moinhos no Distrito de Aveiro :: Armando Ferreira Moinhos no Distrito de Aveiro :: Armando Ferreira Moinhos no Distrito de Aveiro :: Armando Ferreira

Título: “Moinhos do Distrito de Aveiro”

Número de páginas: ?350
Dimensões: 17x24 cm
Características: capa e miolo a cores

Prefácio de Jorge Miranda

Descrição: A actividade moageira assumiu, no distrito de Aveiro, um papel primordial como antecedente da própria actividade industrial, mas também como importante repositório de técnicas e saberes tradicionais. Além disso, a sua importância ao nível sociológico e cultural, marcaram para sempre inúmeras gerações, sendo que hoje em dia um moinho ainda fascina e atrai quem tem o privilégio de o ver a funcionar e ouvir as histórias e as lendas dos antigos moleiros. Com este trabalho pretende-se dar a conhecer melhor este valioso património, a grande maioria dele desconhecido ou esquecido, cuja actividade associada sempre teve uma grande importância na economia e na vida das populações. Nesse sentido, o autor percorreu todos os concelhos do nosso distrito, recolheu testemunhos de centenas de pessoas e compilou documentação, alguma dela inédita, que procura espelhar o passado, retratar o presente e perspectivar o futuro no que diz respeito a este valioso património.

Número de capítulos: 10, distribuídos da seguinte forma:

I  A actividade moageira no distrito de Aveiro    
II  As mós manuais 
III  As atafonas  
IV  Os moinhos de rodízio                
V  As azenhas de roda vertical            
VI  Os moinhos de maré
VII  Os moinhos de vento   
VIII  Os moinhos de armação    
IX  Os construtores de moinhos           
X  Os moleiros

Conteúdo adicional: Introdução, Conclusão, Abstract (Resumo em Inglês), Índice Onomástico, Índice Geográfico, Bibliografia, Agradecimentos e Índice Geral.

Eventos

Abril 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4

Próximos Eventos

Não tem eventos