Domingo Setembro 22 , 2019

Inauguração do Museu do Moinho e do Povo de Aboim

Aldeia de Aboim (Fafe) :: Inaguração do Museu do Moinho e do Povo de Aboim

CONVITE:

17 de Maio (domingo)
10h30 – Aldeia de Aboim (Fafe)
Inaguração do Museu do Moinho e do Povo de Aboim

A Junta de Freguesia de Aboim e a Câmara Municipal de Fafe convidam todos os interessados a participar na inauguração do Museu do Moinho e do Povo de Aboim .
A inauguração ocorre no dia 16 de Maio pelas 11h30 na aldeia de Aboim e conta com a presença da população da aldeia, de inúmeros visitantes e convidados, da Sociedade internacional de Molinologia e da Rede Portuguesa de Moinhos, bem como das autoridades locais e promotores do projecto, designadamente o Presidente da Junta de Freguesia de Aboim e  o Presidente da Câmara Municipal de Fafe.

Aldeia de Aboim (Fafe) :: Inaguração do Museu do Moinho e do Povo de Aboim Aldeia de Aboim (Fafe) :: Inaguração do Museu do Moinho e do Povo de Aboim Aldeia de Aboim (Fafe) :: Inaguração do Museu do Moinho e do Povo de Aboim Aldeia de Aboim (Fafe) :: Inaguração do Museu do Moinho e do Povo de Aboim

O moinho de vento foi reconstruído em 2008 com grande envolvimento popular e pertence hoje à Rede Portuguesa de Moinhos (www.moinhosdeportugal.org ).

Este moinho era uma ruína no meio da aldeia que nunca ninguém tinha visto a trabalhar. Nem os mais velhos, que sempre o viram "alagado". A Junta de Freguesia resolveu recuperá-lo com o apoio da Câmara e do projecto Leader. a investigação, projecto e reconstrução esteve a cargo da Etnoideia (www.etnoideia.pt ).

Uma vez reconstruído o moinho foi devolvido à comunidade numa visita carregada de simbolismo, curiosidade e emoção, no dia 6 de Abril no âmbito das comemorações do Dia nacional dos moinhos - Moinhos Abertos 2008. esta actividade foi largamente participada e nela se deram contas de como toda a reconstrução foi feita e iniciou-se o processo de  motivação da aldeia para o seu aproveitamento imediato e para as oportunidades que o mesmo proporciona. Hoje o moinho é já motivo de orgulho do Povo de Aboim e atrai visitantes e curiosos das redondezas e para além delas, promovendo a aldeia.

Na segunda fase deste projecto, que se concluiu recentemente e agora se torna pública, foi criado o Museu do Moinho e do Povo de Aboim na antiga escola da aldeia, depois de a mesma ser desactivada pelo que continuará ao serviço do desenvolvimento cultural e da identidade da aldeia. Neste novo espaço museológico encontra-se uma exposição onde a história, a terra e as gentes de Aboim se compreendem de forma simples e divertida. A leitura da paisagem e das espécies de hoje comparada com as de há 200 anos, visualizando um mapa gigante da região no séc. XVIII, diagramas e pictogramas dos ciclos do centeio e do milho, integração dos produtos da terra nas fileiras de produção e consumo tradicionais. Audiovisuais sobre a reconstrução e funcionamento do moinho de vento, história da emigração (Brasil e França, onde 2/3 da população reside actualmente) e uma impressionante e rara colecção de fotografias com as caras dos habitantes de Aboim que há 100 anos emigraram para o Brasil.

O Museu e o moinho integram-se em percursos pedestres.

Parabéns à Junta de Freguesia de Aboim e à Câmara Municipal de Fafe por tornarem possível este sonho colectivo e orgulho da aldeia de Aboim.. Não perca este momento único em que, depois de ressuscitar  o moinho, uma velha Escola renasce  Museu para servir o desenvolvimento local.
Participe e dê força a esta ideia!

Eventos

Setembro 2019
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5

Próximos Eventos

Não tem eventos