Segunda Abril 29 , 2024

Moinhos e Pessoas

Lagar de Azeite do Palácio do Marquês de Pombal

Lagar do Marquês :: Ensaios Finais

Após muito trabalho de investigação e execução que encheu de prazer quem teve o previlégio de trabalhar neste projecto, o Lagar de Azeite do Palácio do Marquês está finalmente pronto.

 

SOS- Moinho dos Bóias - Aveiro

SOS Moinhos :: Moinho dos Bóias - Aveiro

A pedido da Associação para o Estudo e Defesa do Património Natural e Cultural da Região de Aveiro reproduzimos o seguinte comunicado

«Em Aveiro os moinhos são antros de lixo e degradação

 

Moinho do Mês - Julho de 2007

Moinho de armação de Alcabideche (Cascais) :: Moinho do Mês de Julho de 2007

O Moinho do Mês é uma secção de destaque de moinhos portugueses seleccionados pelo seu interesse, qualidade etnotecnológica ou raridade.

Em cada mês, é publicado um moinho e uma sondagem de opinião sobre o mesmo.

Moinho do mês de Julho de 2007: Moinho de armação de Alcabideche (Cascais)

NAS ASAS DE UM MOINHO!

É o lema do renascido  moinho de armação tipo Americano de Alcabideche, que a Câmara Municipal de Cascais, apoiante da Rede Portuguesa de Moinhos, inaugurou em Junho de 2007.É pois bem merecida esta nomeação de moinho do mês.

Este moinho de vento renasce para a moagem e para o público precisamente na localidade de um antigo centro produtor de moinhos de armação para bombagem de água.  Eram fabricados em Alcabideche os famosos moinhos da marca "Roquete" que povoaram as paisagens portuguesas até meados do século XX.  De fabrico Português, estes moinhos, reproduziam modelos de exportação americanos.

Veja a reportagem da SIC: Dias do museu: crianças visitam moinho em Cascais. Declarações de António capucho (Presidente C.M. de Cascais).

Obrigado, Câmara Municipal de Cascais pelo renascimento deste moinho!

   

Moinho renasce nas Frias - Albergaria-a-Velha

Frias :: Moinho Renascido

Graças ao sonho, ao querer e ao esforço do seu actual proprietário, Hernâni de Almeida Valente, um dos moinhos das Frias pôde voltar a moer ao fim de cerca de 35 anos de abandono e destruição. De um monte de ruínas, envoltas num silvado denso, pasto das chamas de um dos grandes incêndios do Verão passado, renasceu, qual Fénix das cinzas, mais um exemplar do património molinológico do concelho de Albergaria-a-Velha. Estamos perante uma reconstrução completa, desde o edifício até ao mecanismo de moagem, onde se procurou obedecer às suas características originais. Destaque-se o mecanismo de moagem, o rodízio, a moenga e todos os outros componentes e acessórios, os quais foram totalmente construídos em madeira, segundo os antigos métodos tradicionais, por Manuel dos Santos Branco e Arménio Simões, uns dos últimos mestres nesta arte ancestral, a qual corre o sério risco de se vir a perder. Na foto em anexo podemos ver o proprietário, com a sua esposa e um dos filhos, à porta do moinho reconstruído.

   

Eventos

Abril 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4

Próximos Eventos

Não tem eventos