Quinta Abril 25 , 2024

Dia Nacional dos Moinhos a 7 de Abril - MOINHOS ABERTOS a 9 e 10 de Abril

 Dia Nacional dos Moinhos e Dias dos Moinhos Abertos

Dia Nacional dos Moinhos - 7 de Abril de 2011(5ª feira)
Dias dos Moinhos Abertos - 9 e 10 de Abril de 2011 (Sábado e Domingo)

 

Car@s amig@s:
Na sequência do êxito da nossa actividade conjunta no Dia dos Moinhos Abertos de Portugal, pretendemos reeditar pelo QUINTO ANO CONSECUTIVO a iniciativa Moinhos Abertos de Portugal.


O que é o "Dia dos Moinhos Abertos"?


O conceito desta actividade é extremamente simples:
Fazer funcionar em simultâneo e abrir ao público para acesso livre tantos moinhos quantos for possível em todo o país!


Quem pode participar na organização?


Pretendemos lançar uma iniciativa de alcance nacional e ampla divulgação com o objectivo de chamar a atenção dos Portugueses para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais, por forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, organizações associativas, Autarquias locais, Museus, investigadores, molinólogos, entusiastas e amigos dos moinhos.


Esta iniciativa promovida pela Etnoideia tem o apoio da TIMS, Sociedade Internacional de Molinologia, cujos membros não pertencentes à Rede Portuguesa são convidados a aderir e colaborar. A TIMS colaborará ainda ao nível da divulgação internacional do evento por todo o mundo.


Por isso, apelamos à sua participação activa, através do seu envolvimento pessoal e das organizações a que pertence ou com as quais se relaciona.
Este dia, além de chamar a atenção para os moinhos tradicionais portugueses poderá também servir para identificar problemas e oportunidades, germinar projectos e ideias, ou mesmo para levar a cabo pequenas beneficiações (limpezas, pinturas, consertos de coberturas, etc) com a participação de activistas e visitantes que o pretendam, preservando os moinhos e criando dinâmicas em torno deles.


Mas este dia constitui também uma oportunidade única para aumentar o número de pessoas e instituições que constituem a Rede Portuguesa de Moinhos reforçando a sua implantação e representatividade nacional e, consequentemente, a sua capacidade de acção a favor dos moinhos tradicionais, por isso pedimos-lhe também que ajude a divulgar a Rede.

Como optimizar os seus impactos?


De acordo com os nossos dados das edições anteriores, contando com os moinhos directamente ligados à Rede Portuguesa de Moinhos, com o facto de alguns moinhos estarem em núcleo (cada moinho conta como um moinho, por isso num núcleo haverá vários abertos), contando com os moinhos cujos proprietários e moleiros podem ser contactados por cada um de nós (contamos consigo também para o fazer), acreditamos ser possível alcançar novamente  entre 120 e 150 moinhos a funcionar.


Durante este dia, cada moinho deverá estar aberto e se possível a funcionar, sendo desejável a organização de algumas actividades como as sugeridas na ficha de programação em anexo, ou outras.

O que vai fazer a organização?


A organização irá proceder à divulgação junto da imprensa nacional e regional, assim como via mailing a todas as pessoas e organizações constantes dos nossos ficheiros. Por correio electrónico serão enviados materiais de divulgação para todas as Câmaras Municipais e para todas as Juntas de Freguesia do País com correio electrónico. A todos será pedido que reencaminhem a informação para a sua rede de contactos. Acreditamos desta forma vir a alcançar uma ampla divulgação e impacto público.
Estamos a preparar os seguintes materiais:
1- Nota de Imprensa
2- Brochura Moinhos Abertos 2011 (formato electrónico para impressão A4 no local)
3- Ficha de programação (Excel em anexo para envio por mail até dia 6MAR11)
4- Info Mail
5- Cartaz (jpg para impressão e afixação local)
6- Controlo de visitantes (Excel para envio por mail depois da iniciativa)

O que tem que fazer para participar?


Para a preparação e conteúdos destes materiais, gostaríamos de contar com a sua colaboração (e das instituições que entender convidar) através de:
- Dinamização da abertura, no dia 7 de Abril  e se possível no fim de semana de 9 e 10 de Abril) , dos moinhos a que está ligado, se possível organizando actividades e animações e congregando moleiros, amigos, Juntas de Freguesia, Câmaras Municipais, Museus, etc.
- Convite a outros moinhos e pessoas para participar.
- Envio até 6 de Março: 
- Ficha Excel com informações sobre os moinhos que vão estar abertos (Ficha em anexo no ficheiro Excel a preencher com todos os moinhos identificando cada um e enviando uma foto por cada moinho com o nome do moinho no nome do ficheiro). IMPORTANTE:  NÃO SERÃO ACEITES OUTROS FORMATOS OU INFORMAÇÕES NÃO CONSTANTES NA FICHA DADO QUE ISSO TEM PROVOCADO GRANDES PROBLEMAS NA PAGINAÇÃO EM EDIÇÕES ANTERIORES)
A ficha de programação Excel em anexo tem previstas todas as informações necessárias para a identificação dos moinhos e respectivo programa de actividades, organizadores, indicações úteis, etc.
- COM ESTAS INFORMAÇÕES IREMOS PAGINAR UMA BROCHURA ilustrada com os moinhos e respectivas informações. Este documento, em ficheiro será enviado por mail a todos, pedindo-se que, além da difusão por mail, o imprimam e distribuam antes e durante o dia aos visitantes dos moinhos.
Esta brochura, que conterá informações sobre os moinhos, horários e  como visitar ao longo de todo o ano, ficará disponível permanentemente on line em www.moinhosdeportugal.org e avalia-se a possibilidade da sua edição em papel mediante apoios institucionais a angariar.
- Colaboração na difusão junto da comunidade envolvente dos moinhos e da imprensa regional e local, através do reenvio das notas de imprensa e materiais para afixação e divulgação da iniciativa (QUE OPORTUNAMENTE RECEBERÁ em formato electrónico via mail, para imprimir no local e/ou fotocopiar)
- Recolha de inquéritos (em anexo) e controlo de nº de visitantes para podermos medir o impacto da iniciativa e o interesse dos diferentes públicos pelos moinhos.
- Divulgação da possibilidade de os visitantes poderem pertencer à Rede Portuguesa de Moinhos (imprimindo ou reenviando o respectivo boletim de assinatura).

Antecipadamente grato pela sua contribuição para esta nova iniciativa, apresento os melhores cumprimentos,

Jorge Miranda

Rede Portuguesa de Moinhos

Conselho Executivo da TIMS

Descarregue a ficha de inscrição aqui

Eventos

Abril 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4

Próximos Eventos

Não tem eventos