MOINHOS ABERTOS 2025

Obrigado a todo(a)s!
Findo mais um Dia Nacional dos Moinhos, a Rede Portuguesa de Moinhos agradece publicamente a todos os verdadeiros Amigos dos Moinhos, que de 5 a 7 de abril, abriram velas e soltaram levadas, subiram montes e limparam rios, resgataram moinhos esquecidos no meio das silvas ou atravessaram literalmente o mundo para se reencontrarem com os Moinhos de Portugal.
Seletiva e pedagogicamente, exclusivamente em moinhos autênticos e não adulterados pela frivolidade dos tempos, pela insensibilidade e ignorância que tantas vezes os vitimam pelo simples abandono, mau aproveitamento imobiliário, ou em nome de um turismo massificado e inconsequente.
Tudo isto aconteceu de norte a sul e ilhas, em 333 moinhos, 66 municípios, todos os distritos continentais e duas ilhas açorianas. Mais uma vez milhares de participantes seguiram os carreiros dos moinhos e descobriram estes espaços de identidade, de encontro com os outros e consigo próprios. Um agradecimento especial às autarquias locais que apoiam efetivamente os moinhos, empregam moleiros, investem na recuperação fidedigna dos engenhos e promovem a autenticidade e a identidade local.
Sem olhar à chuva, com um único e nobre propósito, centenas de nós meteram de novo mãos à obra e encheram o peito e a alma com a verdadeira essência dos moinhos, juntando gerações, num reencontro com a natureza e com as nossas raízes mais profundas.
Mostrámos uma vez mais que a Cidadania não é uma palavra vã e que somos um Povo com valores!
Damos as mãos há 19 anos pelos nossos moinhos e já fizemos tanto, mas o melhor ainda está para vir…
…pelos Moinhos de Portugal!
