Quinta Dezembro 14 , 2017

Exposição de trabalhos do grupo "Entre Agulhas e Dedais"

 Exposição de trabalhos do grupo

O Museu da Farinha convida-o a visitar a exposição de trabalhos do grupo "Entre Agulhas e Dedais", cuja inauguração foi no passado domingo, dia 26 de julho, Dia dos Avós.

A exposição ficará patente até 16 de agosto, na sala polivalente do Museu.

Para mais informações:
JMV - Turismo Cultural, Lda.
Rua 1º de Maio, 36
7540-415 São Domingos - Santiago do Cacém
Coordenadas GPS: 37.930016,-8.538
http://museudafarinha.pt/
http://museudafarinha.blogspot.pt/
https://www.facebook.com/museudafarinha
https://www.facebook.com/casasdamoagem

 

Nas Asas do Vento - Ciclo de atividades à volta dos moinhos

 Nas Asas do Vento - Ciclo de atividades à volta dos moinhos

Participe no Ciclo atividades à volta dos moinhos, organizado pela Alenculta, Associação Cultural do Concelho de Alenquer.

Programação:

14 de Maio de 2015

15h00 - Inauguração da Exposição Fotográfica - Moinhos - a beleza de um património abandonado

15h30 - Palestra - Desfraldar as velas... e conhecer os moinhos - Dr. Alberto Santos (Alenculta)

15 de Maio de 2015

20h00 - Colóquio-conversa - Os moinhos: património antigo, novas utilizações - Dr. Jorge Miranda (Rede Portuguesa de Moinhos, Etnoideia)

 

Local:

Rua Sacadura Cabral,

Blocos Sociais, C/V Dtº.

2580-371 Alenquer

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Espetáculo musical com César Silva e Fernando Lobo

 Espetáculo musical com César Silva e Fernando Lobo

A Câmara Municipal do Seixal convida-o(a) a assistir ao espetáculo musical com César Silva e Fernando Lobo, no dia 16 de maio, sábado, às 21.30 horas, no Moinho de Maré de Corroios, e a participar na iniciativa Visita/Concerto com os Alunos do Polo do Seixal da Escola de Música do Conservatório Nacional, seguida do Brinde de Parabéns ao Ecomuseu, no dia 18, segunda-feira, a partir das 17 horas, no Núcleo da Mundet.

As iniciativas marcam a Noite dos Museus, o Dia Internacional dos Museus e o 33.º aniversário do Ecomuseu Municipal do Seixal e integram o programa do Maio Património.

 

   

Programação Semana dos Museus - 2015 - Moinho de Armação Tipo Americano - Alcabideche, Cascais

 Moinho de Armação Tipo Americano - Alcabideche, Cascais - Semana dos Museus

“O Moinho Comunitário”

Dia 16 de Maio de 2015 (Sábado) | Noite dos Museus | Das 19h às 22h

No âmbito da comemoração da noite dos museus, direcionamos esta atividade aos grupos de amigos e famílias que pretendam reviver uma atividade há muito desaparecida: a atividade laboral dos moinhos de índole comunitária.
Outrora, as famílias locais usufruíam apenas de algumas horas ou de dias de moagem, para a produção do seu pão. Os períodos de utilização eram calendarizados de acordo com a disponibilidade e contrapartidas concedidas ao proprietário do Moinho.
São precisamente esses momentos de partilha e de convívio entre a comunidade que pretendemos recriar neste final de tarde entre as 19h e as 22h onde cada participante poderá moer o cereal escolhido, amassar o pão, que depois será cozido em forno a lenha, numa única fornada que se realizará às 21h.

“Os Moinhos na Paisagem em Alcabideche”


Dia 17 de Maio de 2015 (Domingo) | Rota Pedestre | Das 9h às 13h

Em Alcabideche, desde sempre existiram moinhos a marcar a paisagem. Já não serão tantos como noutros tempos, em que cumpriam uma função de extrema relevância no quotidiano das populações, distribuindo-se por quatro tipologias as mais de cinco dezenas de moinhos de vento e de água, na sua maioria na Freguesia de Alcabideche, que se mantiveram em laboração até mais tarde do que as suas congéneres da região de Lisboa, por beneficiarem de um mercado abastecedor local e por se localizarem a grande distância das zonas industriais de transformação cerealífera, com exceção de uma fábrica existente em Carcavelos.
Com a recuperação e refuncionalização do Moinho de Armação em Alcabideche, a autarquia destacou a importância dos moinhos na definição e defesa de um património que se pretende preservar, tendo em vista, tanto o entendimento das características do meio ambiente, como os fatores naturais e culturais numa perspetiva de recuperação de memórias, como também a educação patrimonial, um legado do conhecimento, para gerações futuras, que integra a valorização da profissão de moleiro, extinta já nos dias de hoje.
Reviver, conhecer e compreender, para melhor transmitir aos públicos que nos visitam, é uma das funções da atividade museológica deste equipamento cultural, que no âmbito das comemorações do dia Internacional dos Museus, e da Feira de Artesanato de Alcabideche intitulada “Al-Qabazar” convidam-se todos os que queiram participar durante uma intensa manhã, na Rota Pedestre às 4 tipologias de moinhos, para que jovens e adultos, em grupos de amigos ou em família se permitam conhecer este importante legado histórico, referenciado no séc. XI, num dos poemas do poeta Arabe Abu Zayd? Abd ar-Rahmãn Ibn Muqãnauma, constituindo uma das primeiras referências aos moinhos de vento e de água a nível europeu.
A visita é finalizada no Moinho de Armação, onde se dá conhecer de perto a história da Molinologia do Concelho, através da visita à exposição permanente sobre os moinhos no Concelho de Cascais e das atividades relacionadas com este equipamento.

“Festa do Pão no Moinho de Armação”

Dia 18 de Maio de 2015 (Segunda-feira) | Das 10h às 13h e das 14h às 17h

Com a finalidade de comemorarmos o Dia Internacional dos Museus, o Moinho de Armação propõe uma atividade destinada a crianças e adultos onde podem assistir e participar na “Invasão dos Padeiros na praceta do moinho”… Cada padeiro terá a sua banca ou oficina, oferecendo uma atividade, um desafio e uma receita bem diferente a todos os que neste dia nos visitem.
Desde a visita ao Moinho de Armação em pleno funcionamento, até à amassadura do pão e mesmo uma pequena oficina de dobragens decorativas onde surgirão sacos e embalagens de papel divertidos e personalizados que poderão ser cheios de pettit fus de amêndoas e trufas de chocolate que serão confecionados por cada um dos participantes na oficina de confeitaria.
Para complementar tudo isto os jogos tradicionais também estarão presentes bem como em qualquer festa que se preze, não poderá faltar o tradicional bailarico.
Para finalizar é feita uma simbólica entrega de prémios, conferindo a cada grupo um título/ fita de produção (empenho, simpatia, melhor pão, melhor doce, melhor produção de embalagens…enfim, tudo aquilo que neste dia teremos para oferecer de forma gratuita e muito divertida.


Todas as Atividades são Sujeitas a Marcação Prévia
Telefone: 214815942
Das 9h às 13h das 14h às 17h
Moinho.armacao@cm-cascais.p

 

Exposição fotográfica "Nº 19 Beco dos Carvalhais"

 Exposição fotográfica

Inauguração da exposição fotográfica "Nº 19 Beco dos Carvalhais", da autoria de Pedro Gonçalves, no dia 23 de maio de 2015 pelas 15 horas. Um olhar diferente sobre o bairro da Cova da Moura, celebrando o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento que ocorre a 21 de maio. A exposição ficará patente até ao dia 21 de junho de 2015, na sala polivalente do Museu da Farinha.

 

   

Página 4 de 49

Eventos

Dezembro 2017
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6

Próximos Eventos

Não tem eventos