Quarta Junho 20 , 2018

Dia Nacional dos Moinhos e Moinhos Abertos 2015

 Cartaz Moinhos Abertos 2015

Como é costume o mês de Abril traz-nos o Dia Nacional dos Moinhos e os Moinhos Abertos, este ano com mais de 300 moinhos inscritos. Aceda à brochura de 2015 para ficar a conhecer quais os moinhos participantes no seu distrito.

Dias 7, 11 e 12 de Abril visite os moinhos inscritos e usufrua de uma experiência única com os Moinhos de Portugal!!

São inúmeras as actividades e possibilidades de conhecer estes "museus vivos" que estarão abertos desde o Norte até ao Sul do nosso país. Faça download da brochura:

BROCHURA MOINHOS ABERTOS 2015 (ALTA RESOLUÇÃO)

BROCHURA MOINHOS ABERTOS 2015 (BAIXA RESOLUÇÃO)

 

Iniciativas Moinhos Abertos 2015

A Câmara Municipal de Palmela associa-se, uma vez mais, às comemorações do Dia dos Moinho sAbertos de Portugal (11 e 12 de abril) e do Dia Nacional dos Moinhos (7 de abril), com a iniciativa "Moinho aberto e uma burricada por perto", a decorrer no dia 12 de abril.

Entre as 10h00 e as 12h30, as famílias são convidadas a visitar o Centro Moinhos Vivos, na Serra do Louro, com o seu moinho tradicional ainda em funcionamento, e a exprimentar as divertidas burricadas na enconsta, em plena Parque Natural da Arrábida.

Para mais informações aceder ao link: http://culturadeborla.blogs.sapo.pt/moinho-aberto-e-uma-burricada-por-2408215

 CM do Barreiro abre portas do Moinho Nascentel
Tal como em anos anteriores, o Munícipio do Barreiro irá assinalar a data  de dia 7 de abril, Dia Nacional dos Moinhos, com visitas aos moinhos, à semelhança do que acontece um pouco por todo o País. Tendo em conta o caráter icónico que os Moinhos de Vneto de Alburrica têm para o Concelho, as portas do Moinho Nascente estarão abertas entre as 15h00 e as 18horas de domingo, 12 de abril.

Para mais informações aceder ao link: http://culturadeborla.blogs.sapo.pt/dia-nacional-dos-moinhos-cmb-abre-2401443

Assinalando o Dia Nacional dos Moinhos e o Dia dos Moinhos Abertos, promovido pela Rede Portuguesa de Moinhos, o Município de Boticas, em parceria com a Associação Ambiental e Cultural Celtiberus, irá promover a "Semana dos Moinhos e do Pão de Boticas 2015", precisamente entre os dias 7 e 12 de abril, com atividades dirigidas a diferentes públicos, tendo sempre presente a valorização do património cultural e as tradições do concelhos.

Para mais informações aceder ao link: http://www.tvregioes.com/semana-dos-moinhos-e-do-pao-de-boticas-2015/

Visite o Lagar de Azeite de Oeiras na comemoração do Dia Nacional dos Moinhos

O Lagar de Aeite de Oeiras do Palácio do Marquês e Pombal, como vem sendo hábito, até pela sua imponência e singularidade, marca mais uma vez a presença neste dia edicado ao património e à tradição portuguesa, estando aberto ao público no sábado dia 11, parta visitas com animação históricaàs 10:00 e às 11:0, sujeitas a marcação prévia, no Posto de Turismo de Oeiras, através do tel: 21 440 87 81 ou pelo correio eletrónico: turismo.oeiras@cm-oeiras referênciando que a inscrição é para as visitas do Dia Nacional dos Moinhos.
Para mais informações aceder ao link: http://www.oeirascomhistoria.pt/visite-o-lagar-de-azeite-de-oeiras-na-comemoracao-do-dia-nacional-dos-moinhos/

 

Cartazes Iniciativa Moinhos Abertos 2015

De forma a darmos a conhecer as diversas iniciativas que vão decorrer ao longo do país nos dias 7, 11 e 12 de abril, datas referentes ao Dia Nacional dos Moinhos e Moinhos Abertos, apresentamos vários cartazes de diferentes concelhos:

 Moinhos do Outeiro - Santiago da Guarda, Ansião  Rota dos Moinhos - Albergaria-a-Velha   Lourinhã  Moinhos de Vento de Alburrica - Barreira  Moinho Grande - Núcleo Museológico Beja     Sitio do Cartaxo - Ecoturismo - Lagoa de Mira  Visita Guiada a Moinhos no Concelho de Nelas  Mealhada - Moinhos da Santa Cristina Lograssol   Moita dos Ferreiros    Carrazeda de Ansiães  Semana dos Moinhos e do Pão de Botica  Fim de semana dos moinhos e do Pão e Boticas  Tour pelos Moinhos do Vale do Ceira  Percurso Pedestre - Dia dos Moinhos  Oficina Infantil de Pão Ázimo  Moita dos Ferreiros  Viver o Antigamente em Tempo Real  Moinhos do Caldeirão  Núcleo Molinológico de Penacova  Mostra de artes e ofícios e tasquinhas  Visita ao Moinho dos Castelhanos  Moinhos de Souto Bem  Dia dos Moinhos e Azenhas  Moinhos Abertos - Vila Pouca de Aguiar  HFA - Há Festa na Aldeia  Museu da Farinha  Atalaia - Lourinhã  Vila Verde - Projeto V.E.N.T.O

   

EXPOSIÇÃO - Horizonte Atlântico

 Museu da Farinha - Exposição Horizonte Atlântico

Dia 12 de abril, próximo domingo, pelas 16h00, o Museu da Farinha  dá espaço à inauguração da exposição de fotografias de cariz etnográfico de quem José Matias é autor, sobre moinhos e atafonas dos Açores.

A exposição será uma versão reduzida da exposição de José Matias, apresentada em 2012 no Auditório Municipal António Chainho e em 2013 na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca.

Para mais esclarecimentos contactar: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

 

Museu da Farinha - "Noite de Paleio"

 Museu da Farinha - Noite de Paleio

Dia 18 de Abril pelas 21 horas o Museu da Farinha organiza a "Noite de Paleio", subordinada ao tema "Património Moageiro do Município de Santiago do Cacém", apresentada por José Matias.

Esta atividade direcionada ao público em geral pretende ser um debate alargado em torno de um património que urge conhecer para preservar e usufruir.

A diversidade tipológica e o elevado número de moinhos ainda existentes no Município, desde os moinhos manuais, aos moinhos hidráulicos, onde se incluem as azenhas e os moinhos de rodízio, aos moinhos de vento e às primeiras moagens industriais, inicialmente acionadas a vapor, constituem um riquíssimo património de elevado potencial histórico, etnográfico, cultural e turístico.

 Museu da Farinha - Noite de Paleio

   

Página 6 de 50

Eventos

Junho 2018
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

Próximos Eventos

Não tem eventos