Quarta Junho 20 , 2018

Festival Pão de Portugal

 Conferência Máquinas de Mós

O Festival Pão de Portugal é o primeiro festival nacional dedicado à celebração deste alimento tão presente na cultura gastronómica portuguesa. Existem de norte a sul do país diversas variedades e qualidades de pão, o que demonstra que ao longo dos tempos este alimento se foi reinventando e adequando aos vários gostos e paladares.

O festival nasceu este ano em Albergaria-a-Velha, cidade de muitas tradições ligadas ao fabrico deste alimento e berço da recentemente inaugurada Rota dos Moinhos de Albergaria (ver mais informações aqui).

Durante três dias estarão reunidos num só espaço os pães mais característicos do nosso País e ainda as suas variantes doces como o Pão de Ló de Arouca, as Alheiras Doces de Mirandela ou as famosas Fogaças de Santa Maria da Feira. Mas não só de pão se faz este festival, uma vez que teremos ainda os mais variados complementos que os acompanham como compotas, queijos, enchidos, entre outros.

Muito mais que um evento gastronómico, o Festival Pão de Portugal destaca-se pela sua vertente cultural, lúdica e pedagógica. Como tal, será possível assistir à exposição que retrata o Ciclo do Pão com a curadoria do Museu do Pão, às apresentações de show cooking conduzidas pelo Chefe Hélio Loureiro, às Conversas com o Pão à Mesa com ilustres convidados, aos espectáculos musicais, entre muitas outras actividades.

Os mais novos terão a oportunidade de visitar o Camião Lúdico-Pedagógico do Pão, participar em várias actividades e pôr mesmo as "mãos na massa".

 

Brochura Moinhos Abertos 2014

 Dia dos Moinhos Abertos e Dia Nacional dos Moinhos

Veja aqui a brochura com o programa completo

Está a chegar mais um evento comemorativo dos Moinhos em Portugal.

Dia 05 e 06 de Abril (Sábado e Domingo) é Dia dos Moinhos Abertos e dia 07 de Abril é o Dia Nacional dos Moinhos. São mais de duas centenas de moinhos e outros sistemas de moagem tradicional abertos, ao dispor de todos os que querem visitá-los e conhecer os seus segredos.

São inúmeras as actividades e possibilidades de conhecer estes "museus vivos" que estarão abertos desde o Norte até ao Sul do nosso país.

Esta semana aproveite para visitar e deixe-se maravilhar com os Moinhos de Portugal!

Caso não consiga visualizar a brochura faça download aqui

 

Dias do Moinhos Abertos e Dia Nacional dos Moinhos 2014

 Cartaz Moinhos Abertos 2014

2014
05 e 06 de Abril (Sábado e Domingo) – Dia dos Moinhos Abertos
07 de Abril (Segunda-feira) – Dia Nacional dos Moinhos


Car@s amig@s:
Na sequência do êxito da nossa actividade conjunta no Dia dos Moinhos Abertos de Portugal, pretendemos reeditar pelo OITAVO ANO CONSECUTIVO a iniciativa Moinhos Abertos de Portugal.

O que é o “Dia dos Moinhos Abertos”?
O conceito desta actividade é extremamente simples:
Fazer funcionar em simultâneo e abrir ao público para acesso livre tantos moinhos quantos for possível em todo o país!

Quem pode participar na organização?
Pretendemos lançar uma iniciativa de alcance nacional e ampla divulgação com o objectivo de chamar a atenção dos Portugueses para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais, por forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas e amigos dos moinhos.
Esta iniciativa promovida pela Etnoideia tem o apoio da TIMS, Sociedade Internacional de Molinologia, cujos membros não pertencentes à Rede Portuguesa são convidados a aderir e colaborar. A TIMS colaborará ainda ao nível da divulgação internacional do evento por todo o mundo.
Por isso, apelamos à sua participação activa, através do seu envolvimento pessoal e das organizações a que pertence ou com as quais se relaciona.
Este dia, além de chamar a atenção para os moinhos tradicionais portugueses poderá também servir para identificar problemas e oportunidades, germinar projectos e ideias, ou mesmo para levar a cabo pequenas beneficiações (limpezas, pinturas, consertos de coberturas, etc.) com a participação de activistas e visitantes que o pretendam, preservando os moinhos e criando dinâmicas em torno deles.
Mas este dia constitui também uma oportunidade única para aumentar o número de pessoas e instituições que constituem a Rede Portuguesa de Moinhos reforçando a sua implantação e representatividade nacional e, consequentemente, a sua capacidade de acção a favor dos moinhos tradicionais, por isso pedimos-lhe também que ajude a divulgar a Rede.

Como optimizar os seus impactos?
De acordo com os nossos dados das edições anteriores, contando com os moinhos directamente ligados à Rede Portuguesa de Moinhos, com o facto de alguns moinhos estarem em núcleo (cada moinho conta como um moinho, por isso num núcleo haverá vários abertos), contando com os moinhos cujos proprietários e moleiros podem ser contactados por cada um de nós (contamos consigo também para o fazer), acreditamos ser possível alcançar novamente  entre 150 e 200 moinhos a funcionar.
Durante este dia, cada moinho deverá estar aberto e se possível a funcionar, sendo desejável a organização de algumas actividades como as sugeridas na ficha de programação em anexo, ou outras.

O que vai fazer a organização?
A organização irá proceder à divulgação junto da imprensa nacional e regional, assim como via mailing a todas as pessoas e organizações constantes dos nossos ficheiros. Por correio electrónico serão enviados materiais de divulgação para todas as Câmaras Municipais e para todas as Juntas de Freguesia do País com correio electrónico. A todos será pedido que reencaminhem a informação para a sua rede de contactos. Acreditamos desta forma vir a alcançar uma ampla divulgação e impacto público.
Estamos a preparar os seguintes materiais:
1- Ficha de Programação (excel em anexo para envio por email até dia 26FEV14);
2- Info Mail;
3- Cartaz (JPEG para impressão e afixação local);
4- Nota de Imprensa;
5- Brochura Moinhos Abertos 2014 (formato electrónico para impressão A4 no local);
6- Controlo de visitantes (excel para envio por email depois da iniciativa).

O que tem que fazer para participar?
Para a preparação e conteúdos destes materiais, gostaríamos de contar com a sua colaboração (e das instituições que entender convidar) através de:
- Dinamização da abertura, nos dias 05, 06 e 07 de Abril (Sábado, Domingo e Segunda-feira), dos moinhos a que está ligado, se possível organizando actividades e animações e congregando moleiros, amigos, Juntas de Freguesia, Câmaras Municipais, Museus, etc.
- Convite a outros moinhos e pessoas para participar.
- Envio até 26 de Fevereiro:
* Ficha Excel com informações sobre os moinhos que vão estar abertos (ficha em anexo a preencher no ficheiro excel com todos os moinhos, identificando um a um e enviando uma foto por cada moinho com o nome do moinho no nome do ficheiro). IMPORTANTE:  NÃO SERÃO ACEITES OUTROS FORMATOS OU INFORMAÇÕES NÃO CONSTANTES NA FICHA DADO QUE ISSO TEM PROVOCADO GRANDES PROBLEMAS NA PAGINAÇÃO EM EDIÇÕES ANTERIORES).
* A ficha de programação excel em anexo tem previsto todas as informações necessárias para a identificação dos moinhos e respectivo programa de actividades, organizadores, indicações úteis, etc.
- COM ESTAS INFORMAÇÕES IREMOS PAGINAR UMA BROCHURA ilustrada com os moinhos e respectivas informações. Este documento, em ficheiro será enviado por email a todos, pedindo-se que, além da difusão por email, o imprimam e distribuam antes e durante o dia aos visitantes dos moinhos.
* Esta brochura, que conterá informações sobre os moinhos, horários e  como visitar ao longo de todo o ano, ficará disponível permanentemente online em www.moinhosdeportugal.org e avalia-se a possibilidade da sua edição em papel mediante apoios institucionais a angariar.
- Colaboração na difusão junto da comunidade envolvente dos moinhos e da imprensa regional e local, através do reenvio das notas de imprensa e materiais para afixação e divulgação da iniciativa (QUE OPORTUNAMENTE RECEBERÁ em formato electrónico via mail, para imprimir no local e/ou fotocopiar)
- Recolha de inquéritos (em anexo) e controlo de nº de visitantes para podermos medir o impacto da iniciativa e o interesse dos diferentes públicos pelos moinhos.
-  Divulgação da possibilidade de os visitantes poderem pertencer à Rede Portuguesa de Moinhos (imprimindo ou reenviando o respectivo boletim de assinatura).

Antecipadamente grato pela sua contribuição para esta nova iniciativa, apresento os melhores cumprimentos,

Jorge Miranda
Rede Portuguesa de Moinhos

 

Descarregue a Ficha de Inscrição

Descarregue Cartaz Moinhos Abertos_2014

   

Workshop Pão Nosso

 Workshop Pão Nosso

A Câmara Municpal de Sesimbra e António Proença vão dinamizar o workshop PÃO NOSSO, que pretende abordar o fabrico e a utilização do pão numa perspetiva histórica.

O workshop é composto por uma componente de abordagem teórica, levada a cabo na Moagem de Sampaio, e por outra de natureza mais prática, que inclui a visita a um forno doméstico de cozedura tradicional.

A iniciativa decorrerá na Moagem de Sampaio, em Sesimbra, de 21 a 23 de fevereiro de 2014.

 

Apresentação do livro "Quintandona: as muitas vidas de uma aldeia"

 Apresentação do livro

Vimos por este meio convidá-lo a assistir à apresentação do livro de Teresa Soeiro "Quintandona: as muitas vidas de uma aldeia", que terá lugar no dia 07 de dezembro pelas 17h, no auditório do Museu Municipal de Penafiel.

   

Página 9 de 50

Eventos

Junho 2018
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

Próximos Eventos

Não tem eventos